Iury Lech

(Espanha - Spain - España)

IURY LECH - é um artista digital transdisciplinar descendente da diáspora ucraniana e radicado em Espanha desde muito jovem, que desenvolveu a sua criatividade trabalhando no âmbito da videoarte, da música e da literatura, fazendo parte dos poucos pioneiros da cena audiovisual eletrónica e digital espanhola que nos anos 80/90 começaram a desenvolver performances visuais-aurais e obras de videoarte.

Do outro lado da sua faceta criativa, podemos destacar a sua tarefa como produtor e diretor, desde 2007, do programa semanal de televisão Transfera, especializado na transmissão de arte audiovisual, bem como a fundação, direção e programação do MADATAC, o FESTIVAL INTERNACIONAL DIGITAL DE ARTE AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEA E NOVOS MEDIA, um projeto independente iniciado em 2009 e que se prolongará até à 12ª edição em 2023.

O seu estilo aberto e inclassificável permeia o cansado conceito de vanguarda através de texturas que dão vida a atmosferas visuais e sonoras hipnóticas e a uma forma alternativa de conceber o experimentalismo da New Media Art. Entre as suas últimas e numerosas produções nestas disciplinas, destacam-se as Kinetic Pictures para a obra-prima de videoarte Dye a V(east) e Domesticated Domestic Demons uma vídeo-instalação de 7 canais; o trabalho em CD de escultura sonora Instorments; ou os seus livros "The encapsulated image: A videoarte como espiral" (2009), um ensaio sobre a prática e a contemporaneidade da disciplina de videoarte e a sua antologia e tradução para espanhol da poesia ucraniana do século XX "Una iconografía del alma. Poesía ucraniana del siglo XX" (Litoral/Unesco,1993)

As suas obras de vídeo-arte, para as quais também compôs as bandas sonoras, bem como as suas performances ao vivo, envolvem um cenário multimédia que, para além de diferentes tratamentos de imagem, tira partido da tecnologia interactiva e de imersão sensorial.

Mostrou as suas peças de vídeo-arte e fez concertos AV ao vivo em muitos locais e eventos como Ars Eletrónica, Art Futura, ISEA, SONAR, Festival Videoformes, Festival de Novas Músicas de Madrid e Sevilha; o ciclo experimental LEM em Barcelona; o Knitting Factory em Nova Iorque; o Festival Pop Komm, o Festival Experimenta em Madrid, Festival Osmosis em Taiwán, ART BEIJING, DAFT Festival em Taipei_Taiwan, JMAF em Tóquio ou Hong-Gah Museum Taipei, Festival MURMUR Madrid, Festival ARTEFACT CHERNOBIL 33 em Kiev, Ucrânia. Em maio de 2013, a 2ª Bienal de Arte de Esmirna, na Turquia, convidou Iury Lech como artista oficial, tendo-lhe sido atribuído pelo júri o 1º prémio para a melhor instalação de videoarte. Durante 2013 foi convidado como membro do júri do Videoformes Fest (Clermont-Ferrand, França), MAshRome Film Fest (Roma, Itália) e EXIS Experimental Festival (Seul, Coreia do Sul), entre muitos outros.


IURY LECH - is a transdisciplinary digital artist descended from the Ukrainian diaspora and settled in Spain from a very young age, that has developed his creativity working within the realm of video-art, music and literature, being part of the few pioneers in the Spanish electronic and digital audio-visual scene that in the 80's/90's began to develop visual-aural performances and video art works.

On the other side of his creative facet, we can point out his task as producer and director from 2007 of the weekly television program Transfera, specialized in the broadcast of audiovisual art, as well as the founding, direction, and programming of MADATAC, the INTERNATIONAL DIGITAL FESTIVAL OF CONTEMPORARY AUDIO-VISUAL & NEW MEDIA ART, and independent project initiated in 2009 and ongoing through the 12th edition in 2023.

His open and unclassifiable style permeates the tired avant-garde concept by means of textures that brings alive hypnotic visual and sonic atmospheres and an alternative way to conceive New Media Art experimentalism. Among his last numerous productions on these disciplines, it should be noted the Kinetic Pictures for the video art masterpiece Dye a V(east) and Domesticated Domestic Demons a 7-channel video-installation; the sound sculpture cd work Instorments; or his books "The encapsulated image: Video Art as a spiral" (2009), an essay on the practice and contemporaneity of the Video Art discipline and his anthology & translation into Spanish on Ukrainian XX Century poetry "Una iconografía del alma. Poesía ucraniana del siglo XX" (Litoral/Unesco,1993)

His video-art works, for which he also composed the soundtracks, as well as his live performances, involves a multimedia stage set which, in addition to different image treatments, makes the most of interactive and sensorial immersion technology.

He showed his video-art pieces and played live AV concerts at many venues and events such as Ars Electrónica, Art Futura, ISEA, SONAR, Video Festival Videoformes, Festival of New Musics of Madrid and Sevilla; the experimental cycle LEM in Barcelona; the Knitting Factory in New York; the Pop Komm Festival, the Festival Experimenta in Madrid, Festival Osmosis in Taiwán, ART BEIJING, DAFT Festival in Taipei_Taiwan, JMAF in Tokyo or Hong-Gah Museum Taipei, MURMUR Madrid Festival, ARTEFACT CHERNOBIL 33 Festival in Kiev, Ukraine. On May 2013 the 2nd Izmir Art Biennial in Turkey invited Iury Lech as an official artist, where the jury awarded him with the 1st prize for the Best Video Art installation. During 2013 he has been invited as a jury member of Videoformes Fest (Clermont-Ferrand, France), MAshRome Film Fest (Rome, Italy) and EXIS Experimental Festival (Seoul, South Korea), among many others.


IURY LECH - es un artista digital transdisciplinar descendiente de la diáspora ucraniana y afincado en España desde muy joven, que ha desarrollado su creatividad trabajando en el ámbito del videoarte, la música y la literatura, formando parte de los pocos pioneros en la escena electrónica y audiovisual digital española que en los años 80/90 comenzaron a desarrollar performances visuales-aurales y obras de videoarte.

En el otro lado de su faceta creativa, podemos destacar su labor como productor y director desde 2007 del programa semanal de televisión Transfera, especializado en la difusión del arte audiovisual, así como la fundación, dirección y programación de MADATAC, el FESTIVAL DIGITAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÁNEO AUDIOVISUAL & NEW MEDIA, y proyecto independiente iniciado en 2009 y en marcha hasta la 12ª edición en 2023.

Su estilo abierto e inclasificable impregna el manido concepto vanguardista mediante texturas que dan vida a hipnóticas atmósferas visuales y sonoras y a una forma alternativa de concebir el experimentalismo del New Media Art. Entre sus últimas y numerosas producciones sobre estas disciplinas, cabe destacar los Kinetic Pictures para la obra maestra de videoarte Dye a V(east) y Domesticated Domestic Demons una videoinstalación de 7 canales; la obra en cd de escultura sonora Instorments; o sus libros "La imagen encapsulada: El videoarte como espiral" (2009), un ensayo sobre la práctica y contemporaneidad de la disciplina del Videoarte y su antología & traducción al español sobre poesía ucraniana del siglo XX "Una iconografía del alma. Poesía ucraniana del siglo XX" (Litoral/Unesco,1993)

Sus obras de videoarte, para las que también compone las bandas sonoras, así como sus actuaciones en directo, implican una escenografía multimedia que, además de diferentes tratamientos de la imagen, aprovecha la tecnología interactiva y de inmersión sensorial.

Ha mostrado sus piezas de videoarte y realizado conciertos audiovisuales en directo en numerosas salas y eventos como Ars Electrónica, Art Futura, ISEA, SONAR, Video Festival Videoformes, Festival de Nuevas Músicas de Madrid y Sevilla; el ciclo experimental LEM de Barcelona; la Knitting Factory de Nueva York; el Festival Pop Komm, el Festival Experimenta de Madrid, Festival Osmosis de Taiwán, ART BEIJING, DAFT Festival de Taipei_Taiwán, JMAF de Tokio o Hong-Gah Museum Taipei, MURMUR Madrid Festival, ARTEFACT CHERNOBIL 33 Festival de Kiev, Ucrania. En mayo de 2013 la 2ª Bienal de Arte de Izmir en Turquía invitó a Iury Lech como artista oficial, donde el jurado le otorgó el 1er premio a la Mejor instalación de Videoarte. Durante 2013 ha sido invitado como jurado de Videoformes Fest (Clermont-Ferrand, Francia), MAshRome Film Fest (Roma, Italia) y EXIS Experimental Festival (Seúl, Corea del Sur), entre muchos otros.


LABYRINTHOS DE MADEIRA - 07'40'' (2024)

Iury Lech (Espanha - Spain - España)

CRÉDITOS:

Iury Lech Direção, Efeitos Visuais, Música e Som

Colaboração entre a inteligência artificial e a visualização de dados. Variados processos computacionais.


CREDITS:

Iury Lech Direted, Visuals, Music and Sound

Collaboration of artificial intelligence and data visualisation. Various computing processes.


CREDITOS:

Iury Lech Dirección, Visuales, Música y Sonido

Colaboración de la inteligencia artificial y la visualización de datos. Diversos procesos informáticos.


SINOPSES:

A obra audiovisual "Synthropia Floresta" começa com um desconhecido a entrar num velho teatro cheio de histórias esquecidas e lendas extraordinárias para criar uma obra de arte original sobre algo que não conhece, mas que percebe como único e enigmático, sobre o património tradicional e imaterial da cultura da ilha da Madeira. Sem dizer uma palavra, cai num súbito feitiço que o mergulha numa viagem onírica, onde testemunha a formação vulcânica e primordial da ilha, os sons recorrentes do mar, do vento, dos sinos e outros sons guturais, os rituais de uma fantasia arbórea que se desenrolam insistentemente perante a sua contemplação. 

Entre as personagens que povoarão esta viagem audiovisual, haverá mulheres que expulsam pela boca criaturas fascinantes, demónios e espíritos malignos através de ritos católicos e santerianos, outras que praticam a imposição das mãos, ou bordadeiras insulares que tecem uma ilha geométrica, desenhando padrões e cores tendo o oceano como fonte de inspiração imagética, sem nunca perder de vista a poderosa fábula de que a ilha foi criada a partir de uma lágrima derramada pela virgem que se transformou numa pérola.


SYNOPSIS:

The audiovisual work "Synthropia Floresta"starts with a stranger entering an old theatre full of forgotten stories and extraordinary legends to create an original work of art about something he does not know, but which he perceives as unique and enigmatic, about the traditional and immaterial heritage of the culture of the island of Madeira. Without saying a word, he falls under a sudden spell that plunges him into a dreamlike journey, where he witnesses the volcanic and primordial formation of the island, the recurring sounds of the sea, the wind, the bells and other guttural sounds, the rituals of a tree-dwelling fantasy unfolding insistently before his contemplation.

Among the characters that will populate this audiovisual journey, there will be women expelling fascinating creatures, demons and evil spirits through their mouths by means of Catholic and Santeria rites, others who practice the laying on of hands, or island embroiderers who weave a geometric island, designing patterns and colours with the ocean as a source of imagistic inspiration, without ever losing sight of the powerful fable that the island was created from a tear shed by the virgin that was transformed into a pearl..


SINOPSIS:

La obra audiovisual "Synthropia Floresta" parte de un forastero accede a un antiguo teatro repleto de historias olvidadas y leyendas extraordinarias para crear una obra de arte original sobre algo que desconoce, pero que percibe como único y enigmático, sobre el patrimonio tradicional e inmaterial de la cultura de la isla de Madeira. Sin mediar palabra, cae en un súbito hechizo que le sumerge en un viaje onírico, donde es testigo de la formación volcánica y primigenia de la isla, de los recurrentes sonidos del mar, del viento, de las campanas y de otros sonidos guturales, desplegándose con insistencia delante de su contemplación los rituales de una fantasía arborícola. 

De entre los personajes que poblarán esta travesía audiovisual, no faltarán mujeres expulsando por la boca a criaturas fascinantes, demonios y malos espíritus mediante ritos de catolicismo y Santeria, otros que practican la imposición de manos, o bordadoras insulares que tejen una isla geométrica, diseñando patrones y colores con el océano como fuente de inspiración imagística, sin perder jamás de vista la poderosa fábula de que la isla se creo a partir de una lágrima derramada por la virgen que se transformó en perla.

To go to our Facebook page, please go to the following link:

Para aceder a nossa página do Facebook, visite a seguinte ligação:

Para ir a nuestra página de Facebook, diríjase al siguiente enlace:

To go to our Instagram page, please go to the following link:

Para aceder a nossa página do Instagram, vá para a seguinte ligação:

Para ir a nuestra página de Instagram, por favor vaya al siguiente enlace:

PROJECT 2 / PROJETO 2 / PROYECTO 2

Apoiado - Supported - Apoyado

TRANSGRESSION art + technology PR 2:

 2023 / 2024


Parceiros - Partners - Socios

Programa de Residência Artística PRA - Artist Residency Programme PRA - Programa de Residencias Artísticas PRA


Parceiros - Partners - Socios

Programa de Exibição Experimental – PEE - Experimental Exhibition Programme - PEE - Programa de Exhibición Experimental - PEE